Tecnologia na saúde: 5 benefícios que melhoram a qualidade do atendimento

A implementação de softwares e soluções modernas em todas as áreas da saúde também facilita a operação por parte de profissionais.

A tecnologia na saúde é essencial. A transformação digital em hospitais, postos de saúde, clínicas, laboratórios e afins tem proporcionado melhorias consideráveis na qualidade de vida dos pacientes, na execução de processos internos e maior credibilidade aos profissionais da área.

O uso de ferramentas modernas, sistemas de atendimento ágeis e softwares de análises são cada vez mais presentes e a tendência é que a evolução não pare.

Neste texto, exploramos 5 pontos positivos que as empresas públicas e privadas da área terão ao investirem em TI. Afinal, tecnologia na saúde é sinônimo de sucesso.

tecnologia na saúde

Sistemas de agendamento de consulta

A comodidade oferecida ao paciente está em níveis bem avançados. Atualmente, é possível marcar uma consulta sem sair de casa, por meio de sistemas avançados e automatizados de agendamento. Em tempos de pandemia, este recurso se torna ainda mais eficiente.

Consultas online

Por falar em segurança e isolamento social, outro recurso de destaque são os softwares que possibilitam a realização de consultas por videoconferência. O processo é 100% online e oferece segurança na comunicação entre médico e paciente. Após o atendimento, também é possível que o profissional envie receitas de medicamentos. Tudo isso gera redução de custos e tempo para ambas as partes.

Melhorias no atendimento

A tecnologia na saúde também oferece mais eficiência e otimização no atendimento do paciente com softwares de gestão. Essas ferramentas possuem o conceito de Business Intelligence (BI) para coletar, organizar e analisar com velocidade os dados de todos os pacientes. Além de garantirem, claro, a segurança de todas essas informações com recursos próprios. 

Rapidez no diagnóstico

A medicina diagnóstica também desfruta de benefícios proporcionados pela tecnologia na saúde. Por meio do PACS, um software de imagiologia médica, é possível armazenar os exames e facilitar a comunicação entre outros setores de hospitais e clínicas, além de dar maior precisão no diagnóstico, o que facilita a vida do profissional e do paciente.

Acompanhamento médico

Outra tecnologia de extrema importância é o Radiology Information System (RIS), software de gestão de informações que, entre outros recursos, mapeia todo o caminho que um paciente pode percorrer na unidade médica. Quando ele chega para uma consulta, o profissional da saúde já terá todo o seu histórico. 

Tecnologia na saúde: o investimento certo

A transformação digital já é uma realidade e quem souber aproveitá-la, certamente se vai se destacar, principalmente em um segmento tão importante como é a saúde. No entanto, é preciso estar ciente de quais tecnologias serão adotadas e qual empresa de TI estará ao seu lado para oferecer o suporte necessário em todos esses sistemas e ferramentas.

Caso queira um orçamento personalizado e gratuito, na Agion contamos com um departamento dedicado à tecnologia na saúde e profissionais que conhecem as necessidades desta área. Te indicamos, inclusive, a leitura de um de nossos cases de sucesso: o Imagens – Medicina Diagnóstica, de Cuiabá, que melhorou a sua infraestrutura e atendimento com a ajuda da Agion.

© 2020 Agion Tecnologia. Todos direitos reservados.